soltos
consciência e religião: perspectivas (19.março)
21.03.2010arquivado em: soltos 0
consciência e religião: perspectivas (19.março)

conferência

Foi com imenso gosto que assisti no auditório da Câmara Municipal de Barcelos na sexta-feira a duas intervenções incluídas no Ciclo de Conferências e Religião: perspectivas.
# Experiências Visionárias face à Ciência por Joaquim Fernandes
# O que as Mulheres Trazem à Religião

A intervenção que mais me fascinou foi a de Joaquim Fernandes. Os temas abordados foram para mim muito mais interessantes: a neuroteologia ou neurobiologia da religião, relaxamento(s) e estados de consciência, estados alterados de consciência, entre outros.

A caminho de casa e partindo da ideia de que consciência é sapiência, sentiência, uma qualidade da mente em perceber a relação entre si e um dado ambiente não pude deixar de pensar que a procura constante do individuo em encontrar Deus perderia um pouco de sentido se a minha consciência, em termos básicos aquilo que EU sou, pudesse ser perpetuada biologicamente ou num sistema não biológico (cibernético?). E não pude deixar de recordar-me n’ “O Incal Negro” (vidé página 22) ou no livro “O Jogo Final” de Orson Scott Card – ambos exibem duas soluções para a nossa mortalidade.

artigos relacionados

deixar uma resposta





*
introduzir a palavra exibida na imagem
Anti-spam image

são regularmente gastos na produção e manutenção deste blog uns bons pedaços de caldo, suaves e furtadas cervejas.
produção e alojamento por oitava esfera